Metodologias e Recursos Didáticos

  • Os grupos são constituídos com limites máximos de alunos o que possibilita um processo de ensino-aprendizagem individualizado;
  • Os alunos são integrados nos níveis de aprendizagem que melhor se adaptam ao seu nível de conhecimentos e idade;
  • Todas as atividades são desenvolvidas na língua que estão a aprender. O processo assenta em alcançar os objetivos sem recorrer – até onde for possível – à tradução;
  • Comunicar antes de corrigir. Pretendemos motivar e encorajar para que não haja receio em errar (perspetiva pedagógica do erro – permite avaliar com segurança as lacunas), desenvolvendo a autoconfiança e o interesse num ambiente entusiasmante e livre de ansiedade;
  • A nossa metodologia é definida pela flexibilidade e criatividade;
  • Desenvolver social skills (competências sociais/relacionais) através de atividades que envolvem a cooperação, a relação interpessoal e o trabalho de grupo;
  • Os alunos mais novos não aprendem gramática de forma explícita – esta é assimilada indutivamente através de modelos corretos (gramática inclusa);
  • Os alunos recebem o manual referente ao nível em que se encontram até o nível 4.
  • A partir do nível 5, os alunos deverão adquirir o manual respetivo na Academia.
  • Todos os alunos deverão possuir um dossiê e/ou caderno para registo dos conteúdos lecionados e arquivo dos documentos de apoio distribuídos pelo

professor. Os alunos deverão conservar os materiais em bom estado e trazê-los sempre para as aulas;

  • As salas estão devidamente equipadas com todos os materiais e equipamentos necessários ao desenvolvimento das sessões.

Sistema de Avaliação Interno

Os alunos são avaliados de forma sistemática em todas as sessões através das atividades desenvolvidas em sala, visando o acompanhamento da aprendizagem e o diagnóstico das dificuldades.

Em cada trimestre os alunos serão também avaliados através de um teste sumativo escrito e oral (Níveis Kids e Teens) e através de um teste sumativo oral (Níveis Toddlers) classificados de 0 a 100 valores.

O aproveitamento global resulta da aplicação dos testes sumativos e da avaliação contínua.

No final de cada trimestre são elaborados relatórios de aproveitamento dirigidos aos encarregados de educação. Para esse efeito serão agendadas reuniões entre os encarregados de educação e o docente.

Sistema de Avaliação Externa

Exames YLE (Young Learners English) da University of Cambridge

A partir dos dez anos de idade, os alunos de Skills Academy.Languages têm acesso direto aos Exames YL da University of Cambridge através do British Council (Portugal).

Este meio de avaliação externa e independente permite, entre outros aspetos:

  • A consolidação dos conhecimentos da língua inglesa desenvolvidos pelo método Skills Academy.Languages;
  • A avaliação externa e independente da qualidade do nosso ensino;
  • A obtenção de um diploma reconhecido internacionalmente que constitui um importante fator de motivação;
  • A familiarização com os exames dos níveis mais avançados da Universidade deCambridge;

Exames da Universidade de Cambridge – PET (Preliminary English Test), FCE (First Certificate in English), CAE (Certificate in Advanced English) e CPE (Certificate of Proficiency in English)

Exame PET corresponde ao Nível B1;

Exame FCE ao Nível B2;

Exame CAE ao Nível C1

Exame CPE ao Nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.